Justiça

Facebook é condenado a pagar R$ 6,6 milhões por vazamento de dados

Vazamento de dados de usuários da rede social ocorreu em 2018. Estima-se que 443 mil brasileiros foram prejudicados à época

Raphael Pati*
postado em 23/08/2022 15:56 / atualizado em 23/08/2022 15:56
 (crédito: OLIVIER DOULIERY)
(crédito: OLIVIER DOULIERY)

O Facebook terá de pagar R$ 6,6 milhões após uma decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, concluir que houve prática abusiva com os usuários. A rede social vazou informações de 443 mil brasileiros e 87 milhões de pessoas em todo o mundo, em 2018, segundo estimativas da secretaria.

De acordo com a Senacon, os dados vazados foram repassados à empresa de consultoria e análise política, Cambridge Analytica, contratada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a campanha eleitoral de 2020. Caso a rede social criada pelo bilionário Mark Zuckerberg não recorra à decisão, a multa poderá ser reduzida em até 25%.

O Ministério da Justiça concluiu que os vazamentos ocorreram por meio da instalação de um aplicativo de teste de personalidade chamado “This Is Your Digital Life”. Segundo as investigações, houve falhas nas informações que constavam nas configurações de privacidade, o que levou a entidade a entender que houve abuso com os usuários.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação