O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu, nesta quarta-feira (17/8), uma certa frustração e derrota com a dificuldade de realizar privatizações durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro (PL).
Segundo ele, o ex-secretário Salim Mattar, primeiro responsável pelo programa de venda de estatais, não conseguiu tirar o projeto do papel diante dos interesses contrários. As declarações foram feitas durante o Tag Summit 2022.
Guedes voltou a afirmar que o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia tinha um acordo com partidos de esquerda para não pautar projetos de privatização.
"Fica uma frustração das privatizações. Vendemos R$ 260 bilhões de subsidiárias. Na Petrobras vendemos subsidiárias e conseguimos vender a Eletrobras. A política é que vai te abrindo janelas de oportunidade. Você sabe o que quer fazer, mas não consegue fazer. Em todas as dimensões andamos um pouco", disse.
Quando assumiu o cargo, em 2019, Guedes prometeu arrecadar R$ 1 trilhão com as privatizações das estatais federais.
Saiba Mais
- Economia Pandemia gerou recorde de demissões e fechamento de empresas, diz IBGE
- Economia "Pai da sustentabilidade" vê Brasil com grande potencial em economia verde
- Economia Consignados do Auxílio Brasil começam em setembro, diz ministro
- Economia Em 2022, 5,2 milhões sofreram por atrasos e cancelamentos de voos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.