A participação do setor de turismo no PIB nacional chega a 8% do total, ficando atrás apenas do agronegócio, da mineração e da indústria automotiva. É o que afirma o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Silvio Nascimento. Ele participou, nesta quinta-feira (4/8), do Correio Talks "A nova fase do comércio e do turismo: mais empregos e mais renda".
Para Nascimento, o turismo no Brasil ainda é muito pouco explorado, apesar de o país ter a maior rede hoteleira da América Latina e contar, hoje, com mais de 150 empreendimentos hoteleiros em construção. Ele defende que a potencialidade do país é gigante e que muito ainda pode ser feito para ativar esse setor da economia.
Embratur
Segundo ele, um dos fatores que geram esse quadro de subexploração do potencial do país se dá pelo fato de, historicamente, as políticas públicas para o turismo sempre terem sido iniciativas de governo, mas que deveriam ser políticas de estado.
Como exemplo apresentou o caso da Embratur, criada como empresa pública há 55 anos, e que hoje é uma agência independente, mas com um orçamento ainda muito menor que até de outros países vizinhos. Segundo Nascimento, em 2019, o orçamento da entidade foi de US$ 8 milhões, e que, naquele mesmo ano, o investimento da Argentina no setor foi de US$ 120 milhões e do México da ordem de US$ 500 milhões.
Durante o seminário foi apresentado um vídeo da Embratur que apresenta os eventos realizados para a promoção do Brasil no exterior.
O especialista ponderou também que uma das maiores dificuldades da promoção do turismo do Brasil no exterior se dá pela divulgação de exagerada de questões de segurança e violência, o que, segundo Nascimento, no que se refere a violência contra turistas, o Rio de Janeiro tem índices iguais ao de outras grandes metrópoles do mundo.
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