O mercado financeiro reduziu a projeção de inflação para 2022, passando de 7,3% para 7,15%. Entretanto, o cenário esperado pelo mercado para 2023 é de avanço de 5,30% para 5,33% para a inflação. Os números são do Boletim Focus do Banco Central (BC), publicado nesta segunda-feira (1º/8)
O documento, que reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos, mostra que essa é a quinta semana seguida em que o relatório traz expectativas positivas para a economia brasileira.
No caso das projeções do Produto Interno Bruto (PIB), a projeção é que a economia chegue a 1,97% de crescimento ao ano, bem próximo do esperado pela equipe econômica do governo federal. Na semana anterior, a previsão era de 1,93%. Já em 2023, a estimativa do PIB caiu de 0,49%, para 0,40%.
Já as previsões do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mostram uma redução de 7,3% para 7,15% na inflação de 2022, apresenta que em 2023, o cenário é de avanço de 5,30% para 5,33%.
Saiba Mais
- Economia Com revisão de projeções de abril, FMI melhora perspectiva do PIB nacional
- Economia Com R$ 2,5 bi, Banco do Brasil bate recorde de empréstimos pelo Pronampe
- Mundo 'Maldição dos recursos naturais': por que o atual boom das matérias primas pode não beneficiar tanto América Latina como em outros tempos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.