A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Unafisco Nacional, anunciou adesão à "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito". O documento foi organizado por alunos, professores e a diretoria da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e contou que a assinatura de juristas e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em menos de 24 horas aberta ao público, o documento já conta com mais de 100 mil assinaturas.
Para o presidente da Unafisco Nacional, Mauro Silva, o documento acerta ao afirmar que “independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos as brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições”, diz.
"Diante do contexto de ameaça à democracia pelo qual passa o País, uma entidade antiga e tradicional como a Unafisco Nacional não poderia silenciar-se. Ao contrário. Ela precisa aliar-se àqueles que defendem a democracia", diz o presidente, por meio de nota.
"E isso está não somente fundamentado na consciência dos Auditores Fiscais, de todos os nossos associados, mas também alicerçado no próprio Estatuto da entidade, artigo 3º incisos II e XI. A democracia é atacada com teorias conspiratórias, sem nenhum fundamento, e lutar contra isso está acima de qualquer ideologia”, destaca Mauro.
“Sem democracia não há respeito às carreiras de Estado”, diz Mauro Silva. A carta será lançada oficialmente no próximo dia 11 de agosto, no Largo São Francisco, em São Paulo/SP.