Além das três capitais que começam a operar o 5G na próxima sexta-feira (29/7), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia e Curitiba são as próximas na fila para a liberação da tecnologia. As informações são do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Em 10 de agosto, haverá uma nova reunião do Gaispi, quando será avaliada a liberação do sinal em outras capitais, de acordo com o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Queiroz Moreira.
Na manhã desta quarta-feira (27/7), o Gaispi confirmou que Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa cumpriram critérios para ligar o 5G, mas ainda devem operar com capacidade reduzida.
Assim como em Brasília, primeira cidade a operar a quinta geração de banda larga, desde 6 de julho, nessas cidades está sendo oferecido o "5G puro" ou standalone, que tem uma velocidade até 100 vezes maior que a rede 4G.