As capitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e da Paraíba vão ligar o 5G na próxima sexta-feira (29/7). A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na manhã desta quarta-feira (27/7).
Em 10 de agosto, haverá uma nova reunião do Gaispi, quando será avaliada a possibilidade de liberação do sinal em outras capitais, de acordo com o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Queiroz Moreira.
Durante coletiva de imprensa, representantes do Gaispi informaram que permanece a validade o calendário anunciado pela Anatel, de que até 29 de setembro, o 5G esteja ativado em todas as capitais do país.
A informação sobre a liberação foi confirmada pelo conselheiro do órgão e presidente do Gaispi, Moisés Moreira. De acordo com a Anatel, será convocada "uma reunião extraordinária do grupo para esta quarta-feira, ocasião em que deliberará a liberação da faixa de 3,5 GHz em três capitais brasileiras, por terem atendimento aos requisitos necessários: João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte".
Anteriormente, Moreira havia anunciado a capital São Paulo (SP). Entretanto, a maior cidade brasileira não figura entre as listadas para entrar em operação nesta semana. Questionada, a Anatel não se manifestou sobre o tema.