A energia solar fotovoltaica é a produzida a partir da luz solar, e tem sido cada vez mais procurada pelos brasileiros que pretendem economizar na conta de energia. Quanto maior a incidência de irradiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma energia renovável, limpa e sustentável para o meio-ambiente.
A energia solar fotovoltaica é agora, depois da hidráulica e da eólica, a terceira mais significante. Mais de 100 países já utilizam a energia solar. O agricultor que opta por usar a energia solar tem mais autonomia para gerir o negócio. É o que explica Rogério Costato, que participou nesta sexta-feira (22/7) do programa CB.Agro, uma parceria entre o Correio e a TV Brasília.
"O agronegócio de fato já vem gerando energia para o nosso país e o nosso país para o mundo, e a energia fotovoltaica é muito similar ao agronegócio. O fotovoltaico é muito similar a uma planta só que o homem que fez. São painéis, células de silício que captam a energia solar e de pouco em pouco a gente gera energia elétrica", afirmou ele ao jornalista Roberto Fonseca.
Benefícios da energia solar
Segundo explica Rogério Costato, a energia solar permite ao agricultor mais autonomia além das inúmeras vantagens ofertadas no dia a dia do produtor rural. Outro ponto positivo da energia solar é a previsibilidade fazendo com que fazendas não tenham que se preocupar com a falta ou a queda de energia.
“Hoje, no nosso país e principalmente quando falta chuva, quando a pessoa do campo quer ampliar a produção de peixe, trigo, ou irrigar, está sem energia. Então, é possível para quem trabalha no campo gerar sua própria energia. Independentemente de ter uma rede elétrica. Mas a pessoa que deseja utilizar a energia solar para seu negócio tem que estar preparada."
Custo
De acordo com Costato o custo da placa solar varia com uma série de fatores e pode depender principalmente do tamanho e da complexidade da instalação. "Tudo depende do padrão, do porte, do tamanho de um empreendimento. Nós temos microprodutores, miniprodutores, os médios, os grandes. Então, depende muito do consumo. Com R$ 3 mil a R$ 5 mil, já é possível desenvolver independente da rede."
Redução na conta de energia
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar pode gerar uma redução de até 95% nos gastos com a conta de luz.
"Tudo vai depender do perfil da energia, porque nós temos de modo geral no país inteiro consumidores da faixa B, é um consumidor menor de energia e a lei chama esse consumidor de público cativo. Porque os maiores consumidores de energia são considerados consumidores livres." "Só que isso é minoria da população. A maioria paga uma energia cara, a rede é ruim. É possível, sim, o agricultor hoje não precisar da rede elétrica”, explica Costato.
*Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre Souza
Confira a íntegra do programa