Os analistas de mercado revisaram para baixo as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2022. Segundo o boletim Focus, divulgado nesta sexta-feira (8/7) pelo Banco Central (BC), o indicador que mede a inflação oficial deve terminar o ano com alta de 7,96%. A última projeção, do início de maio, era de elevação de 8,27% no custo de vida.
As projeções para o crescimento da economia brasileira em 2022 subiram para 1,51%, ante a mediana do Produto Interno Bruto (PIB) que era de 1,20% no último relatório.
Saiba Mais
Após nove semanas sem divulgação devido à greve dos servidores da autoridade monetária, o BC voltou a publicar o boletim de periodicidade semanal.
Mesmo com a redução, a estimativa para a inflação deste ano continua muito acima do teto da meta deste ano (de 5,0%), configurando o segundo ano consecutivo de rompimento do mandato principal do BC.
Para 2023, a previsão da inflação oficial do país é de 5,01% até o fim do ano. Já para o PIB, o mercado prevê crescimento de 0,50% no próximo ano.