O Comitê de Elegibilidade (Cope/Celeg) da Petrobras rejeitou duas de sete indicações do governo para o Conselho de Administração da estatal, nesta quinta-feira (14/7). Segundo o Celeg, as indicações não atendem aos requisitos para ocupar o cargo.
O Comitê divulgou que Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro e Ricardo Soriano de Alencar, ambos escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), não estão qualificados para se tornar membros do conselho da empresa, com base no regimento interno, segundo a ata da última reunião.
De acordo com o Celeg, ambos os candidatos teriam conflito de interesses atuando no conselho, uma vez que ocupam cargos de alto escalão no governo Bolsonaro.
Castro, por exemplo, é funcionário da Casa Civil, enquanto Alencar é procurador-geral do Tesouro Nacional. O relatório do Celeg não é vinculativo. Ambos os candidatos ainda podem ser conselheiros até a aprovação do atual conselho e dos acionistas da Petrobras.
Os outros cinco indicados pelo Governo receberam sinal verde do comitê.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.