Impostos

Prazo para entregar declaração anual de MEI encerra nesta quinta-feira (30)

Veja o passo a passo de como o Microempreendedor Individual (MEI) deve acertar as contas com o Leão

Termina nesta quinta-feira (30/6) o prazo para o Microempreendedor Individual (MEI) acertar as contas com o Leão. Mesmo se já tiver enviado a Declaração de Imposto de Renda — cuja data limite foi no último dia 31 de maio —, o MEI deve enviar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI) e informar a receita bruta total obtida no ano passado.

Se a pessoa se tornou microempreendedora neste ano, só deve declarar o DASN em 2023. A declaração deste ano vale apenas para quem estava ativo em 2021. Caso o contribuinte não tiver faturado no ano passado e esteve com o MEI ativo durante o período, ele deve preencher o valor R$ 0,00 e entregar a declaração.

Na situação em que o microempreendedor busca encerrar suas atividade como MEI, ele também deve preencher e enviar o documento. Nesse caso, é necessário selecionar a opção ‘Declaração especial’.

Saiba Mais

Passo a passo

Para realizar a DASN, o MEI deve acessar a página do Simples Nacional na internet e preencher o CNPJ da microempresa. Após isso, na linha “original”, selecionar a opção “2021”. Em “Valor da Receita Bruta Total, o MEI deve informar o faturamento total no ano passado.

No campo abaixo, caso o MEI não seja apenas um prestador de serviços, ele deve informar o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual. Depois, explicar se teve algum empregado no último ano.

Após isso, o microempreendedor deve conferir se as informações que aparecem em resumo das informações está correto e, em caso afirmativo, clicar em “transmitir”. Ao final, é bom imprimir e guardar o recibo da declaração.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro