GOV.BR

Prova de vida digital pelo gov.br já está disponível no STJ

Segundo o governo federal, o STJ é o 8º órgão externo ao governo federal a aderir ao serviço disponível no aplicativo gov.br

As facilidades da prova de vida digital pelo gov.br, plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão, já estão disponíveis para magistrados aposentados e pensionistas de magistrados do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo o governo federal, o STJ é o 8º órgão externo ao governo federal a aderir ao serviço disponível no aplicativo gov.br. Além do STJ, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), os estados de Goiás e da Bahia, a prefeitura de Recife, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também adotaram a funcionalidade, agilizando e tornando mais cômoda a prova de vida anual nesses órgãos.

Saiba Mais

Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz, a expansão da prova de vida comprova o quanto esse serviço, desenvolvido inicialmente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante o primeiro ano de pandemia, é importante para simplificar o acesso das pessoas aos seus direitos.

“A prova de vida facilitou muito a vida da população, tanto a mais carente quanto a mais idosa, que, às vezes, tem dificuldades de locomoção”, afirma Mitkiewicz. “O digital é uma revolução neste país, traz mais economia para os brasileiros e mais economia para o Estado. A vida das pessoas fica mais fácil, mais prática e nós, no Estado, conseguimos ter um relacionamento muito mais respeitoso com o cidadão”, ressalta.

O governo afirmou ainda que, em breve, os demais inativos e pensionistas do STJ poderão utilizar essa inovação. O novo serviço é resultado do trabalho conjunto do STJ com o Ministério da Economia, por intermédio do programa Startup gov.br. No governo federal, também utilizam a prova de vida digital pelo gov.br os inativos da Administração Pública Federal e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).