A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) agendou, para a próxima quinta-feira (30/6), o leilão de transmissão de energia em 13 estados. O leilão será às 10h (de Brasília), na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
O edital prevê a construção, operação e manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e de 6.180 megavolt-amperes (MVA) em capacidade de transformação de subestações. Os empreendimentos estão localizados nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia.
O leilão será dividido em 13 lotes, com investimentos previstos da ordem de R$ 15,3 bilhões. A expectativa é de que, com eles, haja geração de 31.697 empregos direto e que as linhas estejam concluídas para entrar em operação no prazo de 42 a 60 meses, a partir da assinatura dos respectivos contratos de concessão.
Saiba Mais
Saiba Mais
Lance
O lances serão baseados na Receita Anual Permitida (RAP), assim, os proponentes deverão depositar à Aneel uma garantia de proposta no valor de 1% do investimento estimado, com prazo de validade igual ou superior a 120 dias após o leilão e renovável por mais 60 dias.
No momento do leilão, quando houver mais de um lance, vencerá aquele que propuser o menor valor anual de receita.
Já para garantir a assinatura do contrato de concessão, o proponente vencedor deverá substituir a garantia anterior por uma correspondente a 5%, 7,5% ou 10% do valor do investimento previsto.