A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em decisão anunciada na quinta-feira (2/5), adicional de 60 dias para implantação do sinal de internet 5G em todas as capitais do país. O leilão do 5G, realizado em novembro passado, exigia que as 10 empresas vencedores iniciassem as operações com a nova banda de internet até julho de 2022.
De acordo com a Anatel, o início da operação da subfaixa de radiofrequências de 3.300 a 3.700 MHz estava previsto para 30 de junho. Já a ativação de uma Estação Rádio Base (ERB) para cada 100 mil habitantes das capitais deveria ter início em 31 de julho. Com a alteração, os prazos passam para 29 de agosto e 29 de setembro, respectivamente.
Saiba Mais
Pandemia
De acordo com a decisão do conselho diretor da agência, o adiamento foi motivado pelo fato de a entrega dos equipamentos necessários à instalação e funcionamento do 5G ter sido prejudicada pelas restrições provocadas pelo recrudescimento da pandemia da covid-19 na China. A nova onda e as medidas mitigadoras atrasaram a produção de semicondutores, além da demora na liberação dos produtos e de limitações no transporte aéreo. A mitigação interferências nas estações satelitais também foi levada em conta.
O item foi relatado pelo conselheiro Emmanoel Campelo, após a a matéria ser levada ao Conselho pelo coordenador do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência da faixa de 3.625-3.700 MHz (GAISPI), conselheiro Moisés Moreira, em pedido de urgência.
Os conselheiros aprovaram a proposta do GAISPI, elaborada após reunião no último dia 11 de maio, pelo prazo adicional e não adiamento do início das atividades.
Com informações da Agência Brasil