Com a nova taxa básica da economia (Selic), de 13,25%, o Brasil mantém a liderança do ranking de juros reais (descontada a inflação) elaborado pela Infinity Asset Management, que com base nos juros reais de 40 países.
A liderança brasileira, conquistada na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em maio, está se consolidando. Conforme o ranking elaborado pelo economista-chefe da Infinity, Jason Vieira, considerando a inflação projetada para os próximos 12 meses, de 5,32%, os juros reais brasileiros passaram para 8,10% ao ano com a nova Selic.
“Continua a pressão da inflação global, a qual se acelerou na maioria das medidas, dadas as ainda contínuas pressões e choques de oferta ao atacado e aceleração de demanda, em vista ao processo de reabertura de diversas localidades, convertendo a maioria das taxas em terreno negativo”, destacou Vieira. “Aos 0,5% de alta, o Brasil reforça a 1ª colocação no ranking mundial de juros reais, ganhando o pódio desde a penúltima reunião e acima de México, Colômbia, Chile e Indonésia, com uma combinação de inflação projetada para os próximos 12 meses”, acrescentou.
Os Estados Unidos ficaram na 25º colocação, com juros reais anuais negativos de 3,07% ao ano. A média de juro real da listagem da Infinity ficou em -1,70% ao ano e a Argentina, que lidera a listagem de juros nominais, com taxa básica anual de 49%, ficou na lanterna do ranking, com juro real de -14,16% ao ano.
No rol dos juros nominais, o Brasil ficou na terceira colocação, atrás apenas de Argentina e da Turquia, com taxa de juros básica de 14% ao ano. Na lanterna, ficou a Suíça, com juros nominais de -0,75% ao ano.
Saiba Mais
- Economia Construção civil manteve empregos na pandemia, mas salários caíram
- Economia Luiza Trajano deixa lista de bilionários da Forbes após queda em ações
- Economia Secretário da Economia deixa cargo após privatização da Eletrobras
- Economia Dólar interrompe sequência de altas após anúncio de juros nos EUA
- Economia Conta de luz poderá sofrer redução de 19,5% ainda em 2022
- Economia Banco Central eleva taxa básica de juros para 13,25% ao ano
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.