A produção industrial teve um leve aumento de 0,1% em abril, em comparação com o mês anterior. Em relação a abril do ano passado, no entanto, houve queda de 0,5%, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (3/6).
A terceira alta mensal seguida e crescimento de 1,4% no período, contudo, são insuficientes para recuperar a perda de 2,4% registrada em janeiro, abaixo do patamar pré-pandemia. No ano, o setor acumula queda de 3,4%. Já na comparação com maio de 2021, a indústria obteve o primeiro resultado negativo no indicador que aponta a variação anual desde março do ano passado. Em 12 meses, a produção recuou 0,3%.
Saiba Mais
Destaques positivos e negativos
Os destaques positivos apontados pelo IBGE são o aumento expressivo na produção de derivados do petróleo e biocombustíveis, que tiveram um aumento de 4,6% no mês, além de bebidas (5,2%) e outros produtos químicos (2,8%), que também obtiveram bons resultados.
No entanto, outros setores importantes contribuíram para que o aumento na produção industrial, de forma geral, não fosse maior. Produtos alimentícios (-4,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,2%) apresentaram quedas em abril e impactaram negativamente no resultado geral.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.