O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu nesta segunda-feira (23/5), no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, com a ministra de Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko. De acordo com a pasta, Guedes reafirmou a condenação das hostilidades russas e o compromisso do Brasil com a retomada de negociações pacíficas entre os países em conflito.
O encontro desta tarde acontece após o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se pronunciar em vídeo, no evento, defendendo um protocolo de prevenção às guerras. Há ainda uma preocupação entre os economistas internacionais sobre o saldo da guerra na inflação global no pós-pandemia.
Guedes destacou o papel do Brasil como parceiro internacional comprometido com os valores de desenvolvimento sustentável e pacífico — o governo brasileiro tem evitado fazer críticas diretas a Moscou devido à dependência por fertilizantes para a agricultura. Porém, na Organização das Nações Unidas (ONU), se alinhou aos EUA, condenando a guerra.
O ministro reiterou, no encontro com Svyrydenko, o compromisso do Brasil para a segurança alimentar e energética do planeta.