Esta terça-feira (10/5) é o último dia para quem optar por efetuar o pagamento do Imposto de Renda 2022 via débito automático. A opção é válida para aqueles que já entregaram a declaração e têm imposto a pagar.
A Receita informou que, até as 11h de segunda-feira (9/5), foram entregues 20.079.294 de declarações. A expectativa é de que 34,1 milhões declarações sejam enviadas até 31 de maio, data final do prazo.
border="0"Data de vencimento das cotas de pagamento de imposto
Parcelas
Saiba Mais
Como fazer o pagamento de imposto?
De acordo com a Receita Federal, o pagamento de imposto pode ser feito de duas formas:
- Por Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), com emissão feita pelo próprio programa, e-CAC ou apps para celular e tablets usados para enviar a declaração;
- Por débito automático, informando banco, agência e conta bancária.
Nesta terça-feiras, termina justamente o valor da primeira quota via débito automático para pagar.
A Receita explica no site que, para que a primeira quota (ou única) seja paga por débito automático, a declaração deve ser enviada até o dia 10 de maio (Ou seja, hoje). Se a declaração for enviada após esta data, o débito automático será realizado a partir da 2ª (segunda) quota e, portanto, a primeira deve ser paga por DARF. "É muito importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta”, explica a Receita.
O contribuinte — depois de pagar a primeira cota via Darf —, pode optar pelo débito das demais quotas (2ª, 3ª, 4ª…), afirma a Receita Federal. Neste ano, todos os Darfs emitidos pelo Imposto de Renda possuem um QRCode que permite o pagamento via Pix.