O Itaú Unibanco divulgou o balanço financeiro do primeiro trimestre deste ano nesta segunda-feira (9/5). O maior marco privado da América Latina fechou o período entre janeiro e março de 2022 com lucro líquido de R$ 7,361 bilhões, alta 15% superior ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o banco, a carteira de crédito do conglomerado, que inclui a operação brasileira e as de outros países da América Latina, encerrou o período em R$ 1,032 trilhão, um aumento 13,9% em 12 meses, e uma expansão mais moderada, de 0,5%, em três. O resultado anual foi puxado pelas operações para pessoas físicas, que saltaram 32,9%.
O presidente do banco, Milton Maluhy Filho, afirmou que o Itaú segue a transição para o universo digital sem deixar de entregar resultados consistentes. "Além de todos os esforços internos para apoiar a jornada de evolução do nosso negócio, intensificamos os investimentos em aquisições e parcerias, que nos permitirão fazer essa transformação na velocidade que nossos clientes demandam e o mundo atual exige", disse ele, em nota à imprensa.
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O Itaú Unibanco também registrou aumento em operações que rendem lucro a R$ 21,047 bilhões no primeiro trimestre do ano, avanço de 12,9% em base anual diante do aumento da rentabilidade. A margem com clientes, beneficiada pelo movimento, foi de R$ 20,039 bilhões, alta de 23,9% em termos anuais.
O banco atribui o crescimento da margem ao maior volume de crédito e ao mix de produtos, já que cheque especial, crediário e cartão de crédito — operações mais rentáveis para o banco — ganharam espaço. Por outro lado, houve menores spreads em produtos de crédito para pessoas físicas, efeito parcialmente compensado por um impacto positivo da alta da Selic (taxa básica de juros) na margem de passivos.
Margem financeira
A taxa média da margem com clientes, uma medida do spread, foi de 7,9%, 0,6 ponto porcentual maior que o valor registrado no mesmo período do ano passado. Em relação ao quarto trimestre, aumentou 0,2 p.p.
Já a margem com mercado, que reflete o resultado da tesouraria do banco, caiu 59,1% em um ano, e 22,5%, em um trimestre, para R$ 1,007 bilhão.
"A redução de 22,5% na margem financeira com o mercado no trimestre ocorreu em função dos menores ganhos com a estratégia de hedge dos investimentos no exterior e de capital, parcialmente compensados por maiores ganhos na administração de ativos e passivos do balanço no Brasil", afirma o Itaú.
As receitas com serviços, por sua vez, subiram 7,2% em um ano, para R$ 9,772 bilhões, puxadas pelo cartão de crédito.
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