Atualmente, os Correios entregam uma média de 2,4 milhões de encomendas (nacionais e internacionais) por dia. No primeiro trimestre deste ano, a média diária de encomendas entregues cresceu mais de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o Dia das Mães 2022, a previsão de crescimento em relação ao ano anterior é de 15%.
Segundo o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, as estimativas indicam um aumento de 15% no volume de encomendas entregues no período do Dia das Mães. “Parte desse crescimento é explicado pelo recorrente aumento de demanda por serviços logísticos nas principais datas de relevância para o comércio — como Black Friday, Dia dos Namorados, Natal e afins —, mas é preciso ressaltar que, há anos, o consumidor vem preferindo as compras online em razão da conveniência que essas proporcionam”, comentou.
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Com a facilidade de se adquirir produtos oriundos do exterior, cada vez mais pessoas têm buscado os marketplaces internacionais para realizar compras em datas comemorativas. “Além de desempenharem o papel de catalisadoras do processo de digitalização já mencionado, as plataformas de comércio eletrônico facilitaram o acesso a bens e serviços por vezes indisponíveis aos clientes em seus países de origem”, explicou o presidente do Correios.
De acordo com Peixoto, a praticidade proporcionada pelos marketplaces tem trazido cada vez mais consumidores para o e-commerce, o que gera, consequentemente, aumento na demanda por serviços de entrega de objetos, principalmente de cargas internacionais. O sucesso dessas plataformas, portanto, está diretamente atrelado ao trabalho realizado por empresas como os Correios, que investiram em infraestrutura e modernização visando a melhor atender às demandas de seus clientes lojistas. O rol de medidas já adotadas é extenso, mas cabe citar algumas para melhor ilustrar o esforço em curso.
Peixoto comentou que especificamente para datas como o Dia das Mães ou a Black Friday, há ainda a contratação temporária de mão-de-obra terceirizada visando a manter a qualidade das operações: apenas neste ano, de janeiro a abril, já foram contratados mais de 48 mil colaboradores para as atividades de triagem e entrega de encomendas.
Em outra frente, foram criados serviços como o Correios Log+, uma solução disponível para vendedores que opera desde o faturamento e armazenagem de produtos até a entrega destes aos compradores, viabilizando, assim, as operações de inúmeros negócios que dependem de espaço para seus estoques – incluem-se aqui os pequenos, micro e empreendedores individuais que encontraram no comércio eletrônico uma oportunidade para aumentarem suas vendas.
Próximos passos
Segundo o presidente do Correios, o objetivo é expandir e consolidar o crescimento das operações, receitas e, consequentemente, dos bons resultados. “Prova da eficácia dessa estratégia reside na recorrência de balanços positivos: em 2019, R$ 102 milhões de lucro e, em 2020, R$ 1,53 bilhão”, disse.
Peixoto explicou que passada a primeira fase do planejamento, que era a de estabilização, os Correios estão, no momento, executando ações para aumentar sua capacidade operacional, sempre em consonância com as tendências observadas no setor logístico nacional e internacional. “O objetivo maior dessas medidas é, em até 5 anos, dobrar a capacidade produtiva da empresa.”
Para exemplificar a grandeza desse planejamento, Peixoto exemplificou que é possível citar duas das principais metas de curto prazo: até dezembro de 2022, aumentar de 2,4 milhões para 3 milhões a média diária de encomendas entregues; inaugurar, até 2024, quatro novas unidades operacionais (Guarulhos, Nova Iguaçu, Pouso Alegre e Anápolis).
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