A perspectiva de que o processo de ajuste da política monetária dos Estados Unidos não será tão intenso e rápido como se esperava, após declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, ontem à tarde, levou a uma rodada de enfraquecimento global do dólar. No Brasil, a moeda fechou em queda de 1,21%, cotada a R$ 4,90.
Como esperado, o BC norte-americano subiu a taxa básica em 0,50 ponto porcentual. Em entrevista, porém, Powell descartou a possibilidade de acelerar o passo de alta de juros em junho, ao dizer que "0,75 ponto porcentual não é algo que o comitê está ativamente considerando". A fala de Powell também retirou pressão das bolsas globais e abriu espaço para o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) subir 1,7%, marcando 108.344 pontos no fechamento.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.