A Instituição Fiscal Independente (IFI) confirmou, na noite desta quarta-feira (20/4), o nome do economista Daniel Couri como novo diretor-executivo da entidade ligada ao Senado Federal, em substituição a Felipe Salto, que renunciou ao cargo para integrar o governo do Estado de São Paulo.
Salto, cujo mandato de seis anos terminaria em novembro deste ano, foi convidado pelo governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), para substituir Henrique Meirelles no comando da secretaria de Fazenda e Planejamento do estado mais rico do país. A nomeação de Salto foi divulgada, na terça-feira (19/4), pela assessoria do governador.
Couri é diretor da IFI e, ao lado de Salto, está desde o início da instituição, criada em 2016. "Por decisão publicada na Portaria do Presidente n.º 3, de 2022, assinada nesta tarde pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, Daniel Veloso Couri assume a diretoria-executiva interinamente", informou a nota da IFI.
De acordo com o comunicado do conselho diretor da IFI, Couri é mestre pela Universidade de Brasília, consultor de Orçamentos do Senado Federal e tem larga experiência nos assuntos fiscais. Trabalhou também no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
Veja a íntegra da nota da IFI:
Felipe Salto assumirá a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e Daniel Couri será o novo diretor-executivo da IFI
A IFI comunica que o economista Felipe Scudeler Salto renunciou, nesta manhã, ao mandato de diretor-executivo, que se encerraria em novembro de 2022. Salto aceitou o convite do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, para assumir a Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Por decisão publicada na Portaria do Presidente n.º 3, de 2022, assinada nesta tarde pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, Daniel Veloso Couri assume a diretoria-executiva interinamente.
Couri está na equipe da IFI desde a sua instalação. Primeiro, compondo o time de economistas da instituição e, em seguida, como membro do Conselho Diretor, após sabatina e aprovação em plenário. O economista é mestre pela Universidade de Brasília, consultor de Orçamentos do Senado Federal e tem larga experiência nos assuntos fiscais. Trabalhou, ainda, no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
O Conselho Diretor da IFI agradece a Felipe Salto pela sua absoluta entrega à instituição, como primeiro diretor-executivo, desde a sua instalação, em novembro de 2016. Salto conseguiu, com excelência e uma equipe enxuta, consolidar e transformar a IFI em uma instituição de referência nacional e internacional.
A IFI continuará a desempenhar suas funções precípuas, previstas na Resolução do Senado n.º 42, de 2016, buscando sempre ampliar a transparência das contas públicas e contribuir para a disciplina fiscal.
Conselho Diretor
Instituição Fiscal Independente – IFI
Saiba Mais