O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu de 55,4 pontos em março para 56,8 pontos em abril, um avanço de 1,4 ponto porcentual, revertendo a queda de 1,3 ponto no primeiro trimestre deste ano, conforme o divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (12/4).
O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que é a primeira vez, neste ano, que o índice avança, após uma sequência de três recuos. Parte dessa melhora pode ser explicada pela visão dos empresários em relação ao momento atual da economia. Neste mês, o Índice de Condições Atuais, que compõe o ICEI, subiu um ponto e ficou em 49,9 pontos.
Componentes
O ICEI tem como componente o Índice de Condições Atuais, que registrou avanço de um ponto, para 49,9 pontos. “Por estar muito próximo da linha divisória dos 50 pontos, é sinal de que a indústria tem uma percepção neutra das condições atuais em relação aos seis meses passados, não notando piora ou melhora nas condições atuais”, explicou Azevedo.
Na mesma direção, há o Índice de Expectativas que avançou 1,6 ponto, para 60,2 pontos. “O movimento para a linha acima da divisória dos 50 pontos demonstra que o sinaliza expectativas otimistas do setor nos próximos seis meses”, aponta o relatório.