O Tribunal de Contas da União (TCU) deverá debater a modelagem para a privatização da Eletrobras "em breve". É o que garantiu o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, durante debate sobre o tema realizado pelo órgão nesta quinta-feira (7/4). Também presente no evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil está sendo pressionado pela guerra a "acelerar a transição energética".
O debate público visa ouvir contribuições e avaliações de especialistas e investidores sobre a modelagem da capitalização da Eletrobras, última etapa do processo de desestatização que irá a julgamento pelo TCU.
Saiba Mais
O vice-presidente do TCU, Bruno Dantas, disse que todas as etapas internas para esse segundo exame já foram vencidas, faltando apenas a formulação do voto do relator e a apreciação pelo plenário, "que terá como principal foco o interesse dos consumidores".
Em sua fala, Guedes ressaltou que a privatização pode acelerar adaptação do país às novas formas de geração de energia. "A pandemia aceletou a transação digital, enquanto a guerra trouxe a necessidade de darmos um grito de independência energética em busca de energia mais limpa e mais barata", disse o ministro.