Todos os anos, cerca de 720 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo federal civil precisam provar que estão vivos para continuar recebendo o pagamento. Desde maio de 2021, esses beneficiários não precisam mais se deslocar até uma agência bancária para realizar a comprovação de vida no mês do aniversário. Eles podem se beneficiar dos canais digitais disponibilizados, os quais já somam mais de 300 mil Provas de Vidas realizadas remotamente.
Segundo o Ministério da Economia, as novas tecnologias vêm atraindo cada vez mais os beneficiários que buscam agilidade, comodidade e segurança, já que permitem que a Prova de Vida seja realizada sem sair de casa e a qualquer hora, inclusive para quem está fora do país.
Uma dessas tecnologias é a Prova de Vida Digital, realizada pelo celular, por meio da validação facial no aplicativo gov.br e com acompanhamento e acesso ao comprovante pela plataforma sougov.br. Para realizar a comprovação digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No celular, é necessário instalar o aplicativo gov.br, por meio do qual é realizada a validação facial, e o aplicativo sougov.br, para acompanhamento da situação e obtenção do comprovante da Prova de Vida.
A outra ferramenta que vem facilitando a vida do público que realiza a Prova de Vida da Administração Pública Federal é o Analytics, que começou a ser utilizada a partir de julho de 2021.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Banco do Brasil e confirma a Prova de Vida de forma automatizada e proativa, mediante a análise de alguns tipos de interações realizadas pelos beneficiários que são correntistas deste banco. Uma vez identificada a comprovação, os beneficiários são informados, via mensagem de SMS, aplicativo de celular, internet ou terminais de autoatendimento do banco, que sua Prova de Vida foi realizada e que estará vigente até o próximo período.
Prova de Vida no mês do aniversário
Entre março de 2020 e setembro de 2021, a obrigatoriedade da prova de vida esteve suspensa, devido à pandemia. De acordo com o Ministério da Economia, os beneficiários do Executivo Federal tiveram até dia 31 de dezembro de 2021, para regularizar a situação.
A partir de 1º de janeiro deste ano, a prova de vida para servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados voltou a seguir o calendário normal: deve ser realizada no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e na Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.