Com a expectativa de embargo dos Estados Unidos ao petróleo, gás e carvão russos ainda nesta terça (08), os preços do petróleo voltaram a ultrapassar a faixa de US$ 130. A medida deve ser anunciada pelo presidente americano, Joe Biden, no início desta tarde, e marca mais uma rodada de sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia.
O Reino Unido também pode banir a compra do petróleo russo. A União Europeia (UE) pretende anunciar hoje o seu planejamento estratégico para reduzir a dependência de gás e petróleo do país antes de 2030, mas não adotará sanções imediatas à compra dos produtos.
Por dia, o bloco europeu importa 4,3 milhões de barris de petróleo da Rússia, representando cerca de 27% do produto comprado de fora. As importações vindas do país presidido por Putin também representam 41% do gás e 47% do carvão comprados pela Europa. Já as compras dos Estados Unidos são consideravelmente menores: em torno de 400 mil barris diários.
Sobre as sanções, a Rússia alertou que o barril – que já atingiu sua máxima em 14 anos – pode chegar a US$ 300, mais que o dobro do valor atual. O país também sinalizou que pode haver retaliações, como o fechamento do principal gasoduto para a Alemanha.