O governo pretende isentar os pagamentos de imposto de renda dos investidores estrangeiros. Hoje em dia, eles pagam imposto de 15% sobre ganhos de capital em títulos emitidos por empresas, mas estão isentos do imposto para investimentos no mercado de ações brasileiro e na dívida pública.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, está em Nova York, nos Estados Unidos, participando de reuniões com investidores. Segundo o jornalista Lauro Jardim, colunista do O Globo, Guedes confirmou que depois do Carnaval dará isonomia tributária do pagamento de imposto de renda aos investidores estrangeiros que investem em títulos privados.
“Ou seja, pela legislação atual um investidor estrangeiro paga imposto de renda se investir nos títulos de dívida da Vale, por exemplo, e fica isento quando investe na dívida pública nacional ou compram ações dessa mesma empresa”, explicou Jardim.
O assunto está em discussão na Casa Civil. O que mostra uma preocupação por parte do ministro em perder investimentos devido a Guerra entre Rússia e Ucrânia.