Embora os estados tenham definido a alíquota fixa de R$ 1,006 por litro de óleo diesel, na prática cada governador poderá dar um "desconto" sobre o valor referência. Essa foi a solução encontrada pelo secretários estaduais de Fazenda para evitar que os estados e o Distrito Federal tivessem de subir a alíquota de ICMS em vez de reduzi-la.
O valor estabelecido ontem pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) é maior do que o equivalente ao cobrado hoje pela maior parte dos estados. Somente o Acre não aplicará um "desconto".
Na prática, o desconto fará com que a arrecadação com a cobrança de ICMS sobre o diesel permaneça a mesma de novembro de 2021, quando os estados congelaram o valor do tributo sobre os combustíveis pela primeira vez.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.