O consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou queda de 2,7% em janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2021, é o que apontam os índices divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo — bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas.
Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período — ou seja, são calculados em termos reais – mostram que, em contraponto, os supermercados continuam apresentando números positivos com aumento de 2,7% no faturamento no mês de janeiro.
Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam ainda baixa de 0,7% na quantidade de vendas e de 2,5% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de janeiro.
Segundo o presidente da Alelo, Cesario Nakamura, esses números são, possivelmente, reflexo do agravamento da pandemia em todo o país, com efeito da nova variante, crescimento da inflação, queda na renda e mudanças no comportamento de consumo, repercutindo diretamente na queda dos indicadores relacionados a bares e restaurantes”, destaca.
Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de janeiro, em comparação com o mesmo período de 2021, mostram avanço de 5,5% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação e 6,6% na quantidade de vendas.
Panorama pré-pandemia dos indicadores
O estudo observou ainda que as variações calculadas comparando 2022 com 2019, período pré-pandemia, mostram o ICR em dois indicadores em janeiro: -25% no faturamento e -40,3% na quantidade de vendas. Já o número de estabelecimentos que realizou transações aumentou 1,7%.
Ao analisar o comportamento de consumo em supermercados, de acordo com o ICS, observamos um aumento de 9,8% no faturamento e 14,1% no número de estabelecimentos que registrou ao menos uma transação, enquanto houve queda de 1,3% na quantidade de vendas.
De acordo com os pesquisadores da Fipe, os últimos resultados evidenciam um avanço forte e generalizado para o segmento de supermercados. Isso porque nesse mês a quantidade de vendas, que permanecia muito abaixo dos níveis pré-pandemia, apresentou resultados melhores. Ao longo de todo 2021, esse indicador oscilava em torno de -10% em relação a 2019; já no último mês, ele ficou a apenas 1,3% do patamar de janeiro de 2019.
O estudo destaca que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up).
Ambos são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional.
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