O Correio e a KPMG promoveram um evento nesta quarta-feira (23/3) sobre o tema que vem pautando o mercado financeiro e governo, o ESG (sustentabilidade, social e governança, na sigla em inglês). O webinar Agenda ESG: Uma revolução nos negócios e na sociedade teve como convidada a sócia-líder da KPMG, Nelmara Arbex, especialista na área de sustentabilidade, com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional.
No painel, Arbex explicou que, apesar de parecer uma sigla do momento, devido ao frequente uso do termo, especialistas no assunto apontam que o embrião do ESG está na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no pós-segunda guerra. “A sociedade, governos e empresas entenderam que era preciso um bem-estar (em relação ao tema)”, disse.
Hoje, a discussão, segundo a executiva, foi elevada para o mundo financeiro no qual investimentos costumam ser repensados para a busca de uma economia de baixo carbono. Arbex destacou que a conversa entre executivos e governos sobre riscos ambientais à economia começa na década de 1940 e se concretiza em 2000. “Até dezembro de 2021, mais de US$ 40 trilhões foram retirados de investimentos relacionados ao petróleo”, explicou.
A maior investidora privada internacional, a BlackRock, com cerca de US$ 10 trilhões de ativos sob sua responsabilidade, tem feito sua campanha por Wall Street. “Eles têm dito por meio de cartas a CEOs e presidentes de conselhos sobre a importância da transição para uma economia de baixo carbono, diversidade, inclusão e comportamento social alinhado ao político”, pontuou. “O posicionamento da BlackRock não é por filantropia, mas para proteger seu capital investido”, afirmou.
Agenda nos EUA
A sócia-líder da KPMG destacou ainda que, além do mundo dos investimentos, governos também têm demonstrado preocupação quanto à agenda verde. “É a primeira ‘executive order’ de Joe Biden à frente da Casa Branca, sobre como os Estados Unidos pretendem ajudar a sociedade americana e a global a fazer a transição para uma economia de baixo carbono”, explicou. Com a China não é diferente, sendo um país que produz para o mundo todo. “Diferentemente do que se pensa, Pequim tem um plano de ser carbono zero até 2060”, explicou.
Transmissão
O webinar com a especialista da KPMG teve a participação de Carlos Alexandre de Souza, editor de Política e Economia do Correio Braziliense. O evento foi transmitido pelas redes sociais do jornal.
Confira o evento na íntegra:
Leia mais: "Todos nós temos uma grande contribuição a fazer", diz Nelmara Arbex
Brasil tem potencial para se beneficiar do mercado de carbono, diz especialista
Saiba Mais
- Diversão e Arte Ana Maria Braga usa "bolsa de botijão" em protesto contra alta dos preços
- Economia É hoje! Correio debate como construir uma economia mais sustentável e inclusiva
- Economia Piauí à frente do ajuste
- Brasil Quase 35 milhões não têm acesso a água
- Política Bolsonarista, Thiago Gagliasso se filia ao PL e anuncia candidatura
- Política Bolsonaro é acusado de improbidade
- Política Análise: Envolvimento de Lula na Lava-Jato virou calúnia
- Mundo Guerra na Ucrânia: o funeral solitário de um jovem soldado ucraniano
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.