O aplicativo SouGov.br, do Ministério da Economia, alcançou a marca de um milhão de usuários. A plataforma foi lançada há pouco menos de um ano e é vista pelo governo como motivo de celebração. Por meio da solução, é possível acessar mais de 40 serviços que têm o objetivo de modernizar e facilitar o relacionamento dos servidores do poder Executivo federal com o Estado.
No total, o app espera atender 1,3 milhão de pessoas. De acordo com a pasta de Economia, a criação da plataforma considerou uma diminuição do processo burocrático, focando 100% nas necessidades do usuário. Entre as atividades que podem ser executadas por meio do mecanismo estão solicitação de licenças, declarações, e entregas de atestados de saúde. Há ainda a previsão de adição das opções de registro eletrônico de frequência, pedidos de férias, aposentadoria e pensão.
Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, o SouGov.br representa a transformação digital aplicada dentro do governo. “É inovação do início ao fim, desde a forma como a administração pública realiza o trabalho de gestão de pessoas em cada órgão e entidade, até o atendimento de cada servidor. E o mais importante: através do SouGov.br, os servidores entendem como o meio digital pode melhorar a vida de todo mundo”, detalha.
Conforme alega o ministério, além de agilidade e qualidade no atendimento, a digitalização dos serviços na administração pública permite uma otimização da força de trabalho, fazendo com que o tempo antes dedicado a tratar de pormenores seja direcionado a atribuições “mais estratégicas”.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
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