Os mais de 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem checar a data de depósito dos benefícios ao longo do ano. Como de costume, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores.
Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, já com o valor reajustado. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 1 de fevereiro.
A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos, pois a data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente. Para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo, vale a data que já habitualmente recebiam.
A especialista em Direito Previdenciário Josefa Chaves explica que em 2020 e em 2021 o governo federal optou por antecipar o 13º salário dos aposentados, pensionistas e segurados do INSS. “Isso foi feito em razão da covid-19. Agora, o governo federal anunciou que vai ocorrer antecipação do 13º salário para 2022 também.”
Em entrevista, o Ministro de Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, declarou que pelo terceiro ano consecutivo, os segurados do INSS, como aposentados, pensionistas, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão, vão ter os pagamentos do 13º salário antecipados. Não receberão aqueles que gozam de benefícios assistenciais, como o BPC-LOAS, vez que não possuem nem mesmo direito à gratificação natalina.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.