Guerra no leste europeu

Rússia pode dar calote em razão das sanções econômicas, aponta IIF

Instituto de Finanças Internacionais avalia uma associação que reúna os maiores bancos do mundo

Fernanda Strickland
postado em 03/03/2022 14:02 / atualizado em 03/03/2022 14:04
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF) disse, em nota publicada nesta quarta-feira (3/3), que o PIB russo deve sucumbir ao impacto das punições internacionais. As sanções financeiras impostas pelos Estados Unidos e por países aliados à Rússia podem levar o país a dar um calote em sua dívida externa.

IIF avalia uma associação que reúna os maiores bancos do mundo. Segundo os analistas do órgão, a decisão de banir grandes bancos russos do sistema Swift foi considerada uma das mais sérias impostas a um país na história recente.

Enquanto ainda debatiam o alcance e a eficácia da medida, o anúncio de ações restritivas ao Banco Central da Rússia e a sinalização de que a força das sanções pode aumentar levaram o IIF a prever fortes impactos na economia russa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação