O Instituto de Finanças Internacionais (IIF) disse, em nota publicada nesta quarta-feira (3/3), que o PIB russo deve sucumbir ao impacto das punições internacionais. As sanções financeiras impostas pelos Estados Unidos e por países aliados à Rússia podem levar o país a dar um calote em sua dívida externa.
O IIF avalia uma associação que reúna os maiores bancos do mundo. Segundo os analistas do órgão, a decisão de banir grandes bancos russos do sistema Swift foi considerada uma das mais sérias impostas a um país na história recente.
Enquanto ainda debatiam o alcance e a eficácia da medida, o anúncio de ações restritivas ao Banco Central da Rússia e a sinalização de que a força das sanções pode aumentar levaram o IIF a prever fortes impactos na economia russa.
Saiba Mais
- Mundo O cansaço dos jovens russos que conheceram apenas Putin como presidente
- Mundo Putin diz a Macron que Rússia pode aumentar exigências sobre Ucrânia
- Mundo Líderes de direita discutem a paz em segunda reunião entre Rússia e Ucrânia
- Mundo Começa nova rodada de negociação por um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.