A moeda russa perdeu cerca de um terço de seu valor contra o dólar desde o início do ano. O rublo atingiu nova mínima recorde de 110 unidades por dólar nesta quarta-feira (2/3) em Moscou, enquanto o mercado acionário permanecia fechado. O sistema financeiro da Rússia cambaleia sob o peso das sanções ocidentais em resposta à invasão da Ucrânia.
O rublo perdeu 7,3% no dia, a 108,60 por dólar no pregão de Moscou, depois de atingir mais cedo 110, mínima recorde. A divisa teve uma queda de 7,1% em relação ao euro, que estava a 120,50 no início desta quarta-feira.
No primeiro dia útil após o anúncio da retirada de bancos russos do Swift, a rede financeira internacional. Na segunda-feira, o rublo despencou 30% ante o dólar, o maior tombo diário da história.
Já a taxa de juros saltou de 9,5% para 20% ao ano e a Bolsa de Valores ficou fechada para evitar o pior. Com o arrocho imposto pelo Ocidente, a população russa promoveu uma corrida aos bancos.
Na ocasião, já havia um temor de que a situação poderia levar o sistema financeiro ao colapso nos próximos dias.
Saiba Mais
- Mundo No sétimo dia do conflito, Rússia anuncia tomada de Kharkiv e ofensiva pelo sul
- Mundo Rússia intensifica medidas para proteger a economia e mantém a Bolsa fechada
- Economia Dólar abre esta quarta-feira (2/3) a R$ 5,16; B3 volta do feriado às 13h
- Economia Oferta de petróleo vai aumentar de forma modesta durante a guerra, anuncia Opep
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.