A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) informou neste domingo (13/2) que inaugurou um escritório de negócios em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A consolidação aconteceu durante uma missão técnica da entidade ao país.
Segundo a CNA, o escritório deve aproximar o agronegócio brasileiro do mercado árabe e oferecerá suporte aos produtores e empreendedores rurais, promovendo inteligência comercial e aproximação com os parceiros da região. “Temos que continuar abrindo mercados, por isso inauguramos esse escritório estrategicamente em Dubai, terceiro bloco importador mais importante do agronegócio brasileiro”, disse o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, durante a inauguração.
O interesse está atrelado ao fato de que o Brasil é o maior exportador de alimentos halal no mundo — alimentos que seguem as regras do islamismo. Em 2019, período pré-pandemia, foram embarcados US$ 16,2 bilhões aos países islâmicos. De acordo com o relatório da Economia Islâmica Global, o mercado halal movimentou US$ 4,88 trilhões em 2019, entre finanças, alimentos, moda, mídia e entretenimento, turismo, produtos farmacêuticos e até cosméticos.
Estima-se que em 2020, este segmento caiu 8% devido ao impacto da pandemia da covid-19. “Quando o mundo parou em 2020, os Emirados Árabes Unidos procuraram o Brasil e viram um parceiro confiável”, afirmou o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja, no evento.
Este é um mercado consumidor em crescimento, aproximadamente 1,9 bilhão de pessoas se consideram muçulmanos no mundo e apenas 20% consomem os alimentos com a certificação, mas há ainda 80% para serem abocanhados. A discrepância entre o percentual de consumidores e os não-consumidores é a falta de disponibilidade e os preços elevados, conforme a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). Empresas como JBS, BRF, Marfrig e Minerva estão atentos a esse público e já possuem produtos com a certificação.
Participaram do evento o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o deputado e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sérgio Souza (MDB-PR), e o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira. Além de Dubai, a CNA tem escritórios inaugurados em 2021, na Ásia, em Xangai e Cingapura.