A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as companhias aéreas Azul e Gol a operar com número reduzido de comissários de bordo. Assim, as viagens devem ocorrer com menos passageiros. A Latam também solicitou o aval da agência e aguarda decisão. Em meio a alta nos casos de influenza e de covid-19 pela variante ômicron, vários setores da economia têm sofrido com a escassez de mão de obra provocada pela necessidade de isolamento dos funcionários, em especial o setor aéreo.
Por causa de desfalques na tripulação, as linhas aéreas brasileiras passaram a cancelar uma enorme quantidade de voos, causando transtornos. A medida de redução de funcionários foi aprovada para a Gol nessa segunda-feira (17); antes disso, para a Azul, no dia 12. A ação vai obrigar as empresas a reacomodar clientes em outros voo, já que as aeronaves vão estar com capacidade reduzida para se adequar a menor tripulação — já é necessário ter ao menos um comissário para cada 50 passageiros.
A restrição de assentos depende do modelo do avião. Nos Boeings 737-800 e 737 Max 8, operados pela Gol, o número máximo de assentos passa de 186 para 150, se voarem com três comissários. O Airbus A320, da Azul, também pode levar 150 viajantes, reduzindo em 14 assentos sua capacidade original. Há, ainda, voos autorizados a ocorrerem com apenas dois comissários, como no caso dos realizados com aeronaves do modelo Embraer E195 — que nesse cenário pode acomodar 100 passageiros.
Cancelamento de voos
Embora a Gol não tenha reportado viagens suspensas em razão de atestados nas últimas semanas, Latam e Azul somam mais 630 voos cancelados. Os dados mais recentes da Anac mostram que, juntas, as três aéreas são responsáveis por mais de 98% da aviação doméstica no país.
A situação levou o Procon-SP a pedir esclarecimentos por parte das empresas, que deveriam fornecer informações acerca do número de voos prejudicados e de clientes lesados, além de manter o programa a par das compensações feitas aos passageiros.
A medida de permitir as viagens com menor tripulação pode ser um instrumento para fazer recuar os cancelamentos. A Azul, porém, já havia sido denunciada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) por estar operando com menos comissários antes mesmo da autorização emitida pela Anac. Procurada, a companhia escolheu não se manifestar a respeito das acusações.
A Gol, por outro lado, declarou que pretende seguir programando seus voos com capacidade total e equipe completa, afirmando que a redução de comissários nos aviões só será feita em casos de “extrema necessidade” e que os clientes não serão afetados.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro