Gilberto Lima Jr.

Mudanças estão em todas as áreas da vida

Correio Braziliense
postado em 20/01/2022 00:01

Desde as inovações na saúde, como a impressão 3D de um coração humano, até as novidades no consumo, como a venda de produtos virtuais no metaverso, a tecnologia impõe sua presença. Para o futurista Gilberto Lima Jr., não é exagero dizer que ela está em todas as áreas da vida, e o que parecia ficção se torna realidade.

"Há um grande impacto nas transações financeiras, em toda forma de consumo, baseado no meio digital. O Pix é só um treinamento", afirmou Lima Jr. Para exemplificar, ele citou o uso de QR Codes nas feiras livres da China onde, para adquirir desde um espetinho até um produto de alto valor, o pagamento é feito de maneira digital.

No comércio, os impactos tecnológicos tendem a ser sentidos com intensidade na próxima década. Estima-se que, em menos de 10 anos, as entregas de pedidos feitos de maneira virtual serão realizadas em menos de 40 minutos. "Como ficarão os shoppings centers? Como ficará o varejo? E o comércio de atacado?", questionou o palestrante. E alertou: "Quem está com dificuldade de aceitar a mudança precisa ampliar a visão e se preparar".

Lima Jr. prevê, ainda, impactos no setor alimentício. Com a busca por uma alimentação mais saudável, as food techs estarão em evidência. A carne por reprodução celular em laboratório já é uma realidade, e será uma grande aliada na distribuição de alimentos no mundo. "Abatedouros e frigoríficos tendem a desaparecer", afirmou.

Tanta mudança só será possível com uma economia colaborativa, defendeu: "É pelo compartilhamento que vamos compreender o valor da tecnologia, e não colocá-la como ponto central de nossas vidas", concluiu. (TM)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags