PIB

Projeção de crescimento do PIB cai para 4,5% em 2021, diz Ipea

Conforme relatório trimestral do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira (22), projeção atualizada do PIB passou de 4,8% para 4,5%

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira (22/12), a Visão Geral da Conjuntura, análise trimestral da economia brasileira em que revisou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país. Para 2021, a projeção atualizada de crescimento econômico passou de 4,8% para 4,5%, resultado divulgado em setembro.

De acordo com o Instituto, o resultado decorre do menor dinamismo da economia brasileira, “com reflexos em nossas expectativas de crescimento para o quarto trimestre, que fecha 2021.”

Para 2022, o órgão revisou o crescimento do PIB. A estimativa passou de 1,8% para 1,1%. “Por um lado, o efeito negativo da combinação entre inflação alta e ciclo de aperto monetário será importante ao longo de 2022, principalmente no setor industrial”, informou o Ipea.

Em relação à agropecuária, o órgão espera que haja desempenho positivo, e que os problemas de gargalo na oferta sejam progressivamente solucionados ao longo de 2022.

O Ipea salienta que os fatores para o recuo no crescimento já estavam previstos no último relatório, divulgado em setembro. No entanto, alguns índices tiveram desempenho pior do que o esperado.

“A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 é de 10,0% e, para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 10,2%. O aumento nas projeções de 2021 decorre da dinâmica recente da inflação nos últimos três meses, com maior pressão no setor de serviços e nos preços monitorados”, diz o relatório.

Por fim, o Ipea ressalta que as projeções para o IPCA e o INPC, em 2022, foram mantidas em 4,9% e 4,6%, respectivamente.

 * Estagiário sob a supervisão de Vicente Nunes

Saiba Mais