A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Economia, abriu, nesta segunda-feira (6/11), um novo processo para investigar declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a Petrobras. Esse é o terceiro procedimento envolvendo o presidente e a estatal em pouco mais de um mês.
No domingo (5/11), Bolsonaro disse em entrevista ao Poder 360, que a Petrobras deve divulgar, a partir desta semana, novidades no preço dos combustíveis. “A Petrobras começa esta semana a anunciar a redução no preço do combustível”, afirmou. O presidente não informou, porém, qual seria o valor da redução nem quando ocorreria.
A CVM não revela o assunto da investigação. As únicas informações públicas sobre o processo aberto nesta segunda indicam que a CVM vai apurar o cumprimento das regras de divulgação de notícias, fatos relevantes e comunicados por empresas com ações negociadas em bolsa.
Vale lembrar que, nos Estados Unidos, o chamado “insider information”, ou tráfico de informações privilegiadas, como ocorreu no caso da Petrobras e o presidente da República, dá cadeia.