CONFIANÇA

FGV: confiança do consumidor fica positiva em dezembro, mas fecha 2021 com queda

Em novembro, o índice havia recuado 1,4 ponto, atingindo o menor índice desde abril de 2021

Fernanda Strickland
postado em 22/12/2021 16:08
 (crédito: Apple/Reprodução)
(crédito: Apple/Reprodução)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 0,6 ponto em dezembro, o que resultou em 75,5 pontos. Em médias móveis trimestrais o índice variou 0,1 ponto, para 75,6 pontos, após três meses consecutivos de queda. O recuo em novembro foi de 1,4 ponto, com o resultado, o indicador registrou 74,9 pontos, atingindo assim, o menor índice desde abril de 2021.

Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens, afirma que a confiança do consumidor apresenta um resultado positivo em dezembro, mas fecha 2021 em queda de 2,6 pontos. Segundo ela, foi um ano difícil para os consumidores, principalmente para os de menor poder aquisitivo.

“O descolamento entre a confiança dos consumidores de baixa renda dos de alta renda atingiu o maior nível da série dos últimos 17 anos, principalmente em função da dificuldade financeira dos consumidores de menor nível de renda diante do quadro de desemprego, inflação elevada e aumento do endividamento”, afirmou Bittencourt.

Para a coordenadora, 2022 será um ano desafiador, tanto para a melhora da confiança geral, quanto para a diminuição da desigualdade na percepção dos desafios econômicos por famílias com diferentes níveis de renda.

Em dezembro, a relativa estabilidade do ICC foi influenciada por piora na avaliação da situação corrente, ao mesmo tempo em que houve melhora das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) diminuiu 1,3 ponto, para 65,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,0 pontos, para 83,4 pontos.

Segundo o índice, a piora da avaliação dos consumidores sobre a situação atual foi puxada pela deterioração da situação financeira das famílias. O indicador que mede a satisfação sobre as finanças pessoais caiu 2,9 pontos, para 59,2 pontos, menor valor desde abril deste ano. Por outro lado, o indicador que mede a percepção dos consumidores sobre a situação econômica atual se manteve relativamente estável ao variar 0,3 ponto em dezembro, para 72,8 pontos. Ambos se mantêm em patamar muito baixo em termos históricos.

Expectativas

Com relação às expectativas para os próximos meses, o indicador que mais influenciou o IE foi o que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar, cujo indicador avançou 5,5 pontos, para 85,5 pontos. O indicador que mede as expectativas sobre a situação econômica subiu 3,8 pontos, para 104,1 pontos. Mas, mesmo com melhores perspectivas financeiras familiares, o ímpeto de compras para os próximos meses continuou caindo pelo quarto mês consecutivo, 3,6 pontos, para 62,8 pontos.

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