Vai até o próximo dia 31 de dezembro o prazo para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo federal efetuarem a comprovação de vida. A medida vale para quem não fez o procedimento entre janeiro de 2020 e setembro de 2021. Nesse período, a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa em razão da pandemia. As informações foram divulgadas pelo Portal do Servidor.
Para realizar a prova de vida, os usuários devem comparecer presencialmente na agência bancária onde recebem o pagamento. É preciso levar um documento de identificação com foto.
Também é possível fazer a comprovação pela internet. Para isso, é necessário ter a biometria (identificação digital) já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e instalar o aplicativo "GOV.BR" para realizar a validação facial.
O acompanhamento da situação da prova de vida, obtenção do comprovante de validação e recebimento de lembretes para realizar o procedimento podem ser feitos pelo aplicativo "SouGOV.BR". De acordo com o governo federal, quem não fizer a prova de vida no prazo poderá ter a aposentadoria, pensão ou outros benefícios suspensos.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.