Irregularidades

Governo suspende venda de 24 marcas de azeite de oliva; veja lista

Mais de 150 mil garrafas foram retiradas dos supermercados; três fábricas clandestinas evazavam uma mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida e vendiam como azeite

Thays Martins
postado em 17/12/2021 14:09
 (crédito: Mapa/ reprodução )
(crédito: Mapa/ reprodução )

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu a venda de 24 marcas de azeites de oliva por irregularidades.

Ao todo, 151.449 garrafas que estavam nas prateleiras de supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná e Santa Catarina foram retiradas por estarem impróprias para consumo.

A ação fez parte de uma operação que teve como intuito inibir a venda dos produtos adulterados. Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (16/12).

As 24 marcas suspensas têm produtos sem registro, fraudados, clandestinos e contrabandeados.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a ação encontrou três fábricas clandestinas que estavam envasando azeites que na verdade eram uma mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida.

O supermercado que vender azeites das marcas suspensas podem pagar uma multa que chega a R$ 532 mil.

Lista das 24 marcas

Alcazar

Alentejano

Anna

Barcelona

Barcelona Vitrais

Castelo dos Mouros

Coroa Real

Da Oliva

Del Toro

Do Chefe

Épico

Fazenda Herdade

Figueira do Foz

llha da Madeira

Monsanto

Monte Ruivo

Porto Galo

Porto Real

Quinta da Beira

Quinta da Regaleira

Torre Galiza

Tradição

Tradição Brasileira

Valle Viejo

Dicas de como comprar um bom azeite
Dicas de como comprar um bom azeite (foto: Mapa/ reprodução )

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação