GOVERNO

Decreto presidencial institui Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual

A ENPI será implementada por meio de planos de ação bienais, com ações prioritárias, entregas, prazos e metas

Agência Estado
postado em 08/12/2021 10:55 / atualizado em 08/12/2021 11:05
 (crédito: Markus Spiske/Unsplash)
(crédito: Markus Spiske/Unsplash)

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que institui a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) para o período de 2021 a 2023. O objetivo é orientar as iniciativas prioritárias sobre o tema no governo federal pelos próximos 10 anos.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, são diretrizes da ENPI: o uso da propriedade intelectual como forma de agregação de valor a produtos e serviços e como incentivo à inovação, à criação e ao conhecimento; uso estratégico da propriedade intelectual em políticas públicas; sinergia com outras políticas públicas transversas; simplificação e promoção da agilidade dos processos relacionados à propriedade intelectual; equilíbrio entre propriedade intelectual, a livre concorrência e o interesse social; garantia da segurança jurídica, da transparência e da previsibilidade em propriedade intelectual; articulação e integração de iniciativas entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todas as esferas do governo, com participação ativa dos atores do ecossistema de inovação e da economia criativa; respeito aos compromissos internacionais em propriedade intelectual; e busca contínua de soluções pragmáticas de curto, de médio e de longo prazos, pela administração pública, em alinhamento com uma visão estratégica de futuro.

A ENPI será implementada por meio de planos de ação bienais, com ações prioritárias, entregas, prazos e metas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.