A nova variante ômicron do coronavírus poderia desacelerar a recuperação econômica mundial após a pandemia, advertiu a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, nesta sexta-feira (3).
"Uma nova variante que pode se espalhar rapidamente pode afetar a confiança e, neste sentido, provavelmente veremos cortes em nossas projeções de outubro sobre crescimento global", destacou.
Em outubro, o FMI reduziu sua previsão de crescimento do PIB mundial de 6% para 5,9% este ano, devido a problemas na cadeia de abastecimento e uma vacinação desigual.
Em 2022, o FMI esperava um crescimento de 4,9%.
Desde outubro, o FMI já havia sinalizado que o crescimento poderia ser menos sustentado do que o esperado devido aos gargalos nas cadeias produtivas, que pressionam a inflação em todo o mundo.
"Mesmo antes da chegada desta nova variante, temíamos que a recuperação, embora continuasse, perdesse algum ímpeto", declarou Georgieva nesta sexta-feira, destacando que a expansão das duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, se viu freada pela variante delta.
O FMI geralmente publica revisões das previsões de outubro em janeiro.
A variante ômicron, uma versão do coronavírus com muitas mutações, foi detectada pela primeira vez na África do Sul em 24 de novembro e já foi encontrada em dezenas de países.
Saiba Mais
- Brasil Pandemia fez crescer cursos de especialização no país, mostra estudo
- Ciência e Saúde Covid-19: Anvisa inclui eventos adversos graves em bula de medicamento
- Política Moraes abre investigação contra Bolsonaro por relacionar vacina da covid-19 à Aids
- Política Cristiano Heckert substitui Ricardo Pena na presidência da Funpresp
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.