COOPERATIVISMO/ CRÉDITO

Presidente do Sicred: 'Cooperativismo de crédito é tendência de melhoria no atendimento'

Pedro Caldas, presidente da Sicredi Planalto Central, foi o entrevistado do CB Agro desta sexta-feira (19/11). O representante explica o modelo de atendimento para prestação de serviços financeiros.

Conforme define o Banco Central (BC), cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Usuários desse sistema encontram os principais serviços de bancos: conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Com isso, os consumidores obtêm atendimento personalizado para cada necessidade. Embora não vise lucro, o resultado positivo da cooperativa é conhecido como sobra. E é repartido entre os cooperados em proporção com os serviços que cada associado realiza. “Assim, os ganhos voltam para a comunidade dos cooperados”, diz o BC.

“Nacionalmente, ocupávamos de 4% a 6% do sistema financeiro, e já estamos ocupando mais de 11%. Em algumas regiões, o cooperativismo de crédito é líder disparado da participação econômico-financeira daquela localidade”, disse em entrevista ao CB.Agro desta sexta-feira (19/11). O programa é uma parceria entre o Correio e a TV Brasília. Segundo Pedro, uma das razões para a alta é que o cooperativismo de crédito é uma tendência de melhoria no atendimento. “ E a sociedade vem entendendo esse modelo nas cooperativas”, acrescentou.

Caldas concorda que, apesar desse movimento ocorrer, sobretudo no estado do Paraná, vem se interiorizando, inclusive no Distrito Federal e Goiás. “O Centro-Oeste como um todo vem crescendo. É mais uma benefício que o ramo agro apresenta, pois as cooperativas que nasceram agro tornaram-se muito fortes e estão, agora, atendendo grandes centros econômicos. Então é uma sinergia das pessoas ao se associarem às cooperativas de crédito”, afirmou.

Vantagens

O presidente da Sicredi explica que o colaborador já tem um desafio adicional, pois precisa entender do mercado financeiro, de relacionamento, cooperativismo e das necessidades do cooperado. “Então aqui já tem uma diferença muito grande, pois o foco está no cooperado, que precisa da solução financeira”, disse. Caldas ainda acrescenta: “Quando a gente olha para um modelo mental, muito focado nas metas, para um modelo focado no propósito de servir, já muda muita coisa.”

O representante também diz que em 2020 o sistema de crédito cresceu, em depósito, 46% nas cooperativas nacionais. “Nas carteiras de crédito, cresceram 35%. Isso é um resultado da força que o Banco Central vem imprimindo, da melhor organização, do fundo garantidor, do sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) que, por sua vez, tem como braço o Sistema S, que possibilita as capacitações”, elencou. 

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