O Habitat de Inovação do Senai no Rio Grande do Norte foi oficialmente inaugurado em Natal, na última quinta-feira (14/10), com a instalação da primeira gigante do setor de energia, a CTG Brasil, e o lançamento da maior chamada pública do país para apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) em hidrogênio verde, o chamado “combustível do futuro”, R$ 18 milhões.
A instalação da CTG Brasil no Habitat de Inovação do Senai-RN faz parte de uma grande parceria para impulsionar o fortalecimento de pesquisas e projetos em inovação com foco no setor elétrico brasileiro. Segundo a companhia, a união irá auxiliar na busca de parcerias com empresas, instituições e startups no Brasil e, posteriormente, pode colaborar para viabilizar parcerias internacionais.
Coordenada pelo Senai-RN, por meio do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), a ação tem como objetivo impulsionar soluções em energia limpa com foco na produção, armazenamento, distribuição e novas fontes, mas também em outras áreas que fazem parte da cadeia de hidrogênio verde, como mobilidade, indústrias e agricultura. O ISI-ER vai atuar na estruturação e curadoria dos projetos recebidos de acordo com o edital. Os projetos terão prazo máximo de execução de 36 meses, a partir da assinatura do Contrato de Desenvolvimento de Trabalho Técnico e Científico.
O que é o Habitat de Inovação?
O Habitat de Inovação é um ambiente colaborativo dentro do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Senai-RN para relacionamento com as indústrias. Oferece espaço físico para escritórios de empresas dos setores de energia e do gás vinculados ao Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), com acesso à infraestrutura compartilhada e à equipe especializada, co-criação de soluções personalizadas em Pesquisa & Desenvolvimento, consultoria e metrologia, além de segurança jurídica.
Inscrições
A Chamada Pública “Missão Estratégica Hidrogênio Verde” foi detalhada no evento com transmissão ao vivo no YouTube. O prazo de inscrições vai de 22 de outubro a 19 de novembro, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria. Instituições de Ciência e Tecnologia públicas ou privadas, empresas de diferentes portes, startups e agências de fomento para projetos de P&D+I podem participar.