A segunda Usina Nuclear brasileira, Angra 2, se desconectou do sistema elétrico na manhã deste sábado (30/10), após uma falha de um gerador elétrico. A usina possui potência de 1.350 megawatts e é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes. Ainda não há previsão de retorno.
“O reator da usina continua operando, porém em baixa potência. Vale destacar que o desarme do turbogerador pela atuação automática do circuito de proteção está previsto nos procedimentos de operação. Durante o episódio, todos os sistemas da usina operaram conforme esperado”, disse a empresa em nota.
De acordo com a Eletrobras, a falha não afeta o Sistema Interligado Nacional (SIN), do qual faz parte e fornece energia elétrica para todo o Brasil. Contudo, o desligamento causa prejuízo para a empresa, haja visto que outras usinas mais caras poderão ser ligadas. A empresa trabalha para que “volte o mais rápido possível, gerando menos ônus para a empresa e para o país”.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.