Facilitar a aproximação do consumidor e o agricultor. É o que propõe o aplicativo Põe na Cesta, desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) em meio à pandemia. O objetivo é fornecer informações de produtos rurais — quem produz, onde e quando — ao cliente. “O produtor se cadastra e ele mesmo gerencia sua página, mostrando, por exemplo, que tem tomate, galinha, ovo. Ao mesmo tempo, isso vira um grande catálogo on-line para o consumidor visualizar”, detalhou Frederico Franco Bourroul Neves, gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater.
Em entrevista ao CB.Agro — produção do Correio em parceria com a TV Brasília — desta sexta-feira (24/9), o extensionista rural explicou que a maior demanda da empresa agrícola, nos últimos meses, foi a de acesso a crédito por produtores rurais. “Ainda mais em ano de pandemia, quando esse público enfrentou muitas dificuldades, sobretudo para quem é produtor convencional”, destacou.
Segundo Frederico, além da oferta de linhas de crédito acessível ao bolso dos profissionais do campo, era preciso ir além. Assim surgiu a ferramenta Põe na Cesta, desenvolvida logo no início da pandemia. “Era um projeto que já vinha sendo conversado, mas, quando surgiu a crise sanitária, demos prioridade”, contou.
O gerente da Emater explicou que o trabalho ficou concentrado, por meio da tecnologia, na comunicação entre cliente e fornecedor, e não na comercialização. “A proposta era essa: ligar para o produtor e combinar de buscar ou conhecer o produto. Isso acontece muito em chácaras de produção de morango”, exemplificou. “Então, acreditamos que assim, (o aplicativo) facilita o acesso e estimula o produtor a negociar”, completou.
Confira a entrevista na íntegra:
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
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