A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23/9) às 10h a consulta aos nomes dos contribuintes contemplados pelo 5º lote da restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos serão feitos em 30 de setembro e contemplam quem enviou a declaração de 2020 e ainda não recebeu o dinheiro. Também estão incluídas no último lote, as chamadas restituições residuais, de contribuintes que prestaram esclarecimentos com o Leão sobre problemas nos exercícios anteriores.
Para consultar se teve a declaração liberada ou se acabou na malha fina, o contribuinte tem algumas opções de atendimento on-line oferecidos pela Receita Federal. O primeiro caminho é o serviço e-CAC, disponível na página da Receita. Por lá, é possível consultar o extrato do IR e possíveis pendências e não é preciso certificado digital.
O Leão disponibiliza também um aplicativo para quem queira acessar por smartphones e tablets. Ele pode ser baixado diretamente das lojas dos sistemas Android e IOS. Esta modalidade dá acesso direto à base de dados da Receita e permite que sejam verificadas eventuais restrições, além da situação cadastral do CPF. Por último, também é possível verificar se há problemas com a conta bancária informada para o depósito do dinheiro, que fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Saiba Mais
- Economia Banco Central prevê nova alta da Selic para outubro
- Economia Governo terá de fazer ajustes de despesas para não estourar teto de gastos
- Economia General Motors vai retomar produção em dois turnos nas fábricas de SP e RS
- Economia IPC-S sobe 1,27% na 3ª quadrissemana de setembro ante 1,10% na 2ª leitura
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.