O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou esta quinta-feira (9/9) em alta de 1,72%, a 115.360 pontos, e o dólar caiu 1,96%, vendido a R$ 5,22, revertendo parte da queda de quase 4% registrada ontem. Desde o início do dia, o mercado mostrava recuperação discreta, mas ainda bastante volátil devido aos ruídos políticos das declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, nos atos de 7 de Setembro. A reviravolta e a disparada nas ações da Bolsa veio já no fim da tarde, após divulgação de nota em tom pacificador, assinada por Bolsonaro, a respeito dos discursos realizados nas manifestações pró-governo.
Às 16h45 (horário de Brasília), o Ibovespa chegou a bater 2,36%, com 116.088,46 pontos, mesmo com as paralisações dos caminhoneiros ocorrendo em diversas regiões do país e com a divulgação do IPCA de agosto, bem acima do esperado pelo mercado. Ontem, o índice teve desvalorização de 3,78%, fechando a 113.412,844 pontos, reflexo do cenário de incertezas políticas. Já a moeda americana havia fechado o dia vendida a R$ 5,32.
Ainda nesta quinta-feira, Bolsonaro divulgou um áudio pedindo a desmobilização do movimento dos caminhoneiros, mas a maioria não acreditou na veracidade do arquivo. A segunda mensagem por escrito e assinada pelo presidente foi divulgada já no fechamento da Bolsa.
Saiba Mais
- Economia Juros sobem com dólar, cautela antes de manifestações e inflação
- Economia Cautela com 7 de setembro e feriado nos EUA deixa Ibovespa na defensiva
- Economia "Novo regime fiscal traz lógica e previsibilidade das despesas", diz Funchal sobre PEC
- Economia Bolsa se mantém em alta e tenta se recuperar após despencar quase 4%
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.